Beleza Entrevistas

Taís Ribeiro: Para voar no mercado da beleza, tem de ter amor

Para encarar o mercado da beleza, a candidata tem de ter muito amor e dedicar-se à profissão. No âmbito profissional, Taís Ribeiro nunca teve outro amor: está na área desde os 14 anos e hoje já soma 25 anos de experiência.

Andreense de 39 anos, casada e mãe de três filhos, a cabeleireira conta que entrou no mercado como manicure. Depois virou depiladora, mas se especializou em cabelos e alongamento. “Trabalhei em um grande salão que me permitiu crescer e evoluir muito. Aprendi muito com o dono”, recorda.

Mas a morte do ex-chefe e, consequentemente, o encerramento das atividades do salão fizeram com que Taís buscasse alternativas. “Passei por outros salões. Fui muito humilhada,  pois os colegas diziam que eu me achava demais.”

Carreira solo

O caminho foi investir no próprio negócio. A especialista em mega hair decidiu trabalhar em casa, onde pudesse descansar mais e cuidar dos filhos. “A visão empreendedora não deixou. A procura cresceu e tive de alugar um espaço em São Bernardo do Campo [na Região Metropolitana de São Paulo]. Reconheci que me trabalho tinha valor, porque as clientes vinham até mim apesar da distância.”

Hoje o Espaço Ribeiro conta com diversos serviços, como luzes, tintura, hidratação, progressiva. Mas o carro-chefe é o alongamento, pelo qual as interessadas pagam até R$ 4 mil para exibir madeixas mais longas.

Recomeço

A transição de assalariada para empreendedora trouxe desafios e dificuldades para Taís. A primeira foi a questão financeira – e ela até comenta que passou por alguns apertos. Também teve de encarar uma nova necessidade: gerenciar o negócio. Para ambos os casos, ela investiu em capacitação.

Superados os primeiros obstáculos, a dona do Espaço ribeiro exalta a liberdade de trabalhar e fazer o trabalho a sua maneira. “O mercado é incrível, especialmente por mexer com a autoestima da mulher, que quando está com o cabelo feio, se sente triste. Também é um mercado é bem lucrativo. Hoje consigo ver mais o meu dinheiro, manter um padrão que eu não via antes e proporcionar coisas a minha família que eu não podia antes”, comemora.

Por fim, Taís almeja mais qualidade de vida. “Como profissional, meu sonho é poder continuar crescendo na área, me destacar como profissional especialista em alongamento. Quero ser mais reconhecida do que já sou. E o sonho pessoal é poder proporcionar à minha família viagens, descansar, crescer, ministrar cursos e ter retorno financeiramente foi muito bom”, conclui.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

Você também vai gostar de

Posts populares