A importância das parcerias na história de Luciana Bucalo

Quantas vezes nós, mulheres, temos de nos readaptar para poder ser mãe, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e poder sustentá-los? Este foi o grande desafio de Luciana Pinheiro Bucalo, 40 anos. A paulistana de origem simples começou a trabalhar desde cedo, ainda aos 14 anos, como recepcionista de uma imobiliária. Mas logo percebeu que, para garantir o sustento dos dois filhos – hoje já adolescentes –, a melhor alternativa seria investir no próprio negócio. “Decidi empreender quando engravidei e fui demitida. Percebi que as empresas não queriam mulheres com filhos”, lembra.

Assim, a solução foi investir em revenda, tipo de negócio que exige baixo investimento inicial. “Decidi vender Natura e lingerie. Minhas clientes eram minhas amigas e eu vendia muito bem. Ainda tinha tempo para cuidar da minha filha, pois levava ela comigo nas visitas”, continua Luciana.

Mas o ponto crucial da trajetória da empreendedora partiu do estímulo de uma amiga, que comentou sobre os cursos técnicos e gratuitos da ETEC, onde Luciana optou por aprender Design de Interiores. “A partir daí minha vida começou a mudar muito. Quando meu filho tinha oito meses comecei a trabalhar como vitrinista, fazendo decoração e cenários nas lojas do Brás [bairro em São Paulo bastante conhecido como polo de roupas a preços acessíveis]. Também fiz cartões de visitas e ia às lojas me apresentar e oferecer meus serviços. Recebi alguns votos de confiança e, aos poucos, fui aumentando a clientela com indicações”, comemora ela, que soma 15 clientes apenas neste ramo.

luciana

Além de desenvolver vitrines e cenários para lojas e stands no Brás e Bom Retiro, Luciana investiu ainda na criação da Nova Era Quadros e Presentes, empresa em que cria tags de madeira. “Os quadros e presentes surgiram da ideia de ter uma segunda renda, aproveitar a marcenaria e fazer peças utilitárias que decorassem o ambiente e trouxessem bem estar por meio de frases e cores alegres”, complementa.

Para divulgar sua arte, Luciana faz uso das redes sociais e aposta em parcerias com lojas de presentes, onde ela revende suas criações. “Fui pessoalmente a dois estabelecimentos, conversei e levei os produtos para serem avaliados. Estes locais são muito importantes, porque ali atingi um público que se identifica com os meus produtos”.

Tag
Tag

Por fim, a paulistana não para. Expandir sua atuação e investir no próprio ateliê de cerâmica, onde possa produzir e vender as peças, estão nos sonhos da empreendedora. “Para as mulheres que estão começando, minha dica é buscar empreender em algo que realmente goste ou tenha habilidade. A seguir, invista em parcerias para unir talentos. Às vezes temos uma habilidade, mas não conseguimos administrar o negócio. Por isso é preciso buscar ainda conhecimento”, conclui.

Conheça a Nova Era Quadros e Presentes.

 Se você quiser ser a próxima estrala do nosso site, é só escrever para fala@voamaria.com.br

 

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.