Negócios digitais

7 em cada 10 PMEs online são compostas por apenas uma pessoa

O empreendedorismo digital ainda é uma jornada solitária no Brasil: sete em cada 10 lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa. Apenas 27% das PMEs possuem de dois a cinco colaboradores. Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.

“A nona edição do NuvemCommerce traz dados valiosos sobre o perfil do empreendedor brasileiro no varejo digital. Por mais um ano, vemos que a maioria dos empreendedores não tem funcionários e muitos ainda mantêm outras fontes de renda além do e-commerce. Apesar dos desafios, os pequenos e médios negócios são parte essencial da economia. Entender esse cenário é fundamental para continuar reduzindo as barreiras para empreender online no país”, comenta Daniela Spinardi, Diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.

Ainda sobre o perfil desses negócios, 76% deles não possui loja física. Em relação aos produtos vendidos, 42% dos lojistas compram de fornecedores para revenda e outros 20% trabalham com o dropshipping, revendendo produtos nacionais ou internacionais. Além disso, 19,5% das lojas virtuais atuam somente com fabricação própria, enquanto mais de 13% fabrica e compra de fornecedores ao mesmo tempo.

Para Fernanda Peco, lojista Nuvemshop desde janeiro de 2022 e proprietária da Thebosh, a organização é a chave do crescimento do negócio. “A sobrecarga é o maior obstáculo para os empreendedores individuais e planejar é imprescindível para ter sucesso. Percebi que é necessário começar a preparação com meses de antecedência para lidar com sazonalidades e picos de demanda como o Dia das Mães. Apesar das dificuldades, vejo meu negócio crescendo em todas as frentes e, em 2023, o faturamento aumentou aproximadamente 50% em comparação a 2022 e o ticket médio foi de R$80,79 para R$91,72. Em 2024 a Thebosh atingiu a categoria de microempresa e com apoio, principalmente na área contábil, espero conseguir tempo para investir ainda mais na expansão da empresa”, conclui.

Já sobre o perfil do pequeno e médio empreendedor do varejo online, a pesquisa indica que pouco mais da metade dos entrevistados (60%) têm até 39 anos de idade e 47% não têm filhos. Além disso, muitos jovens estão apostando neste formato: quase 17% dos entrevistados têm de 18 a 24 anos.

Sem contar que o e-commerce nem sempre é a única renda da casa: cerca de 39% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Em relação à escolaridade, o perfil é bastante diverso: 35% têm Ensino Superior completo; 32,5% estudaram até o Ensino Médio; e 11% realizaram uma pós-graduação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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