Pensou em desistir do empreendedorismo? Fale com Patrícia Duarte

Quem é empreendedora sabe que enfrentamos mais e mais desafios todos os dias. Engana-se quem pensa que o dinheiro vem sem longas e mais horas trabalhadas em comparação a um empregado CLT, que o planejamento financeiro e controle de custos não são essenciais para a sustentabilidade do negócio ou mesmo que é fácil, a princípio, desenvolver todas as habilidades que o negócio irá exigir. Assim, é muito comum ver empresários desanimados e empresas falindo.

Mas a Patrícia Duarte não desiste nunca. Formada em pedagogia com especialização em Administração, Recursos Humanos e Coaching, a ideia de empreender surgiu logo após a descoberta da gravidez da segunda filha, três anos atrás. “Estava desempregada e, então, quem daria emprego a uma grávida? Eu mesma tive de recusar oportunidades”, lembra.

A pedagoga decidiu usar então seus mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento corporativo para criar a T&D Slides, empresa em que cria apresentações corporativas para palestrantes, empresários e empreendedores. “Comecei a participar de eventos voltados ao empreendedorismo feminino e senti que poderia fazer algo a mais. Minha experiência de vida poderia ajudar outras mulheres a desenvolver seus trabalhos e fazer com que elas saíssem munidas de conteúdo”, continua.

Foi assim que, há seis meses, ela criou o MEC (Mulheres Empreendedoras Conscientes), grupo em que trabalha para capacitação feminina e as discussões giram em torno do que as mulheres precisam fazer para que novos negócios saiam do papel, além de insights e realização periódica de mindset, oportunidade para que empreendedores apontem suas dificuldades. O MEC promoveu ainda, no último fim de semana, sua primeira rodada de negócios, evento em que, segundo Patrícia, facilitou a formação de parcerias entre diversas microempresas.

Patrícia ainda é palestrante e sonha em continuar realizando eventos de grande porte e fechando parcerias que possam levar suas ideias para outros lugares. Ela visa ainda continuar agregando sempre propósitos para ajudar outras mulheres, para que cada uma acredite nas habilidades que têm e que seus negócios podem ter, sim, muito sucesso. “Hoje ser empreendedora é muito mais que apenas um negócio, você se entrega de corpo, alma e coração para que dê certo e inovar é a chave do sucesso. Não seja apenas mais uma empreendedora, seja a empreendedora dos seus sonhos”, finaliza ela.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.