Do zero, Renata Piazera soma 17 franquias de farmácias de manipulação veterinária

Desde criança, Renata Piazera sempre teve pets em casa. Gatos, cachorros, passarinho, tartaruga, peixe. Animais, para ela, fazem parte da família. E, por conhecimento dos seus bichanos, já conhecia as particularidades de algumas espécies. Dar um comprimido para vermifugar um gato, por exemplo, é missão quase impossível. Se o tratamento for contínuo, então, geraria um estresse absurdo no felino.

Para sair do comum então, a farmacêutica formada na Universidade Federal de Santa Catarina decidiu unir sonho e trabalho. Assim nasceu a Fórmula Animal, em Jaguará do Sul, modelo de franquia que desenvolve medicamentos em forma de biscoitos, pastas e outras variedades. “Para ajudar os animais, o meu foco é desenvolvimento, criação de remédios nos sabores que os animais mais gostam. Queria trabalhar em algo que pudesse estar sempre criando”, conta Renata.

Dedicação intensa

Mas transformar a causa de defesa dos animais em ação não foi um processo simples. Renata começou a investir na ideia em 2010 e começou não só a empresa, mas as fórmulas também do zero. “Foi muito exaustivo. Demorei até chegar nas fórmulas prontas. Foi muita tentativa e erro e fiz muitos cursos fora da cidade. E além do desenvolvimento dos medicamentos, eu tinha de fazer atendimento ao público e contato com veterinários. Minha família ajudava, mas mesmo assim eu chegava de manhã e trabalhava até as 22h, 23h”, lembra.

Outra medida que teve de adotar para impulsionar o negócio foi fazer um empréstimo para levantar o capital inicial do empreendimento, que só começou a ter retorno depois de seis meses. “O maior desafio mesmo foi criar tudo do 0. Não comprei consultoria, criei tudo. Hoje me sinto muito realizada”, comemora.

Assim, depois de muita dedicação, Renata conseguiu desenvolver produtos e soluções para medicar animais em tratamento contínuo. No caso dos cães, o remédio vem em forma de biscoito. Já os gatos recebem as fórmulas em pastas, que são aplicadas nas patas – já que os felinos têm o hábito de se lamber. “Desenvolvemos ainda produtos voltados para embelezamento, como branqueamento e hidratação de pelos, limpeza, saúde e higiene bucal, entre outros”, acrescenta.

Mais desafios

Graças ao sócio, Marcelo, a Fórmula Animal ganhou um novo modelo de negócio em 2013: as franquias. “A gestão no início foi um grande desafio. Temos de saber lidar com equipe, fazer treinamentos. Mas o modelo foi se formando e o negócio, crescendo. Conseguimos montar manuais de atendimento baseado no que a gente espera de um tratamento para o nosso próprio animal. O diferencial da franquia é o encantamento do cliente.

Hoje, a Fórmula Animal soma 17 franqueados, que investem entre R$ 145 mil a R$ 240 mil para implantar o negócio.  Além do suporte e treinamentos, os franqueados recebem a identidade visual, fórmulas e têm, como compromisso, enviar amostras das fórmulas produzidas para o controle de qualidade em um laboratório terceirizado.

Para as empreendedoras que sonham, assim como Renata, em consolidar o próprio negócio, a catarinense aconselha não desistir. “O início da empresa é muito complicado, mas tudo fica mais fácil quando a gente faz o que ama”, observa.

E a máxima é bastante presente na vida da empreendedora. “Trabalho cada minuto com o que eu mais gosto, com a criação. O céu é o limite. Se eu tiver de tratar uma girafa ou um tatu, vai depender só de mim a criação do remédio”, conclui.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.