Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

Conflitos: como identificar seus valores e preservar relacionamentos?

Home  >>  Especiais  >>  Conflitos: como identificar seus valores e preservar relacionamentos?

Conflitos: como identificar seus valores e preservar relacionamentos?

On Agosto 18, 2016, Posted by , In Especiais, With No Comments

Por Vanessa Ribeiro

Muitas vezes os relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais, chegam ao fim antes da hora. Isso normalmente acontece quando nossos valores entram em conflito e não sabemos administrar as nossas emoções.

Os valores guiam a nossa vida e norteiam as nossas decisões e quando isso não acontece, ou quando não conseguimos ter consciência do que de fato é mais importante para nós, entramos em estados depressivos ou em crises de ansiedade.

Valores representam o que é mais importante para nós, é aquilo que estamos sempre em busca na nossa vida. Os nossos valores mudam conforme as fases da nossa vida,  é por isso que é natural em alguns momentos passarmos por crises existenciais.

Se você é o tipo de profissional que sempre deu o sangue pela empresa trabalhando até altas horas para entregar resultados, porém em um dado momento resolveu ter filhos, é bem provável que você sofra com uma crise existencial no final da licença maternidade.

No retorno ao trabalho você entra em conflito entre a profissional que quer fazer o máximo pela empresa e a mãe que quer fazer o máximo pelo filho.  E nesta situação você briga com o chefe quando o seu valor “família” está gritando e briga com o marido que precisa de ajudar mais quando o seu valor “carreira” está gritando.

Estes conflitos que se passam dentro de você acabam desgastando as suas relações. E se não forem administrados com inteligência emocional podem levar ao fim império que você levou anos para construir.

No exemplo acima este império pode ser sua carreira ou o seu casamento.

Como resolver os conflitos de valores?

A melhor forma de resolver estes conflitos de valores é entender quais são os valores finais que estão te guiando. A primeira coisa é que é importante você saber que existem valores de meio e valores finais.

Os valores de meio são os veículos para os valores finais. Por exemplo, dinheiro é um valor de meio enquanto que a segurança que ele proporciona é um valor final. Os valores finais são abstratos. Normalmente são experimentados na forma de sentimento.

No exemplo da mulher que está em dúvida entre a carreira e o filho, você deve se perguntar por que deseja fazer o máximo pelo seu trabalho e por que deseja fazer o máximo pelo seu filho até chegar aos valores finais para cada um deles.

Estes valores podem ser status, segurança, poder, reconhecimento… cada um se esforça por motivos intrínsecos. Nem todo profissional deseja ser bem-sucedido por desejar status, pode ser por reconhecimento ou por segurança.

Sempre que você sentir sua energia sendo sugada por conflitos de valores, tente entender quais são estes valores que estão disputando o pódio e reflita qual dele é realmente mais importante para você.

Vanessa Ribeiro é idealizadora do programa Mamãe de Sucesso.

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas