Qual a importância de contratar um arquiteto antes de abrir um negócio?

Por Rafaella Pisano

É muito comum o arquiteto ser tido como um serviço de luxo. O que poucos sabem, é que ele pode ajudar e muito em um novo negócio. Hoje vim falar especialmente para as Marias a importância de contratar um profissional para fazer o planejamento do seu projeto e a execução.

O que o arquiteto faz?

O arquiteto é um profissional que gerencia um projeto. Ele cuida desde o desenvolvimento do projeto, layout, elétrica, hidráulica, gás, até a execução da obra e aprovação perante os órgãos necessários. Além disso, é importante frisar que ele responde legalmente caso ocorra algum dano à estrutura ou algum acidente acarretado pela má execução edificação. Um fato importante que muitos esquecem é que essa responsabilidade cai sobre os proprietários que além de responderem legalmente sobre algum acidente, ainda respondem pelo exercício ilegal da profissão.

Outro fator importante é que reformas também podem gerar contratempos. Um exemplo é a sobrecarga elétrica ao fazer uma loja, um escritório ou até mesmo um restaurante. Às vezes o proprietário entende que um arquiteto vai encarecer o custo da obra, mas em caso de estragos, o prejuízo é três vezes maior.

Gerenciando a mão de obra

A mão de obra é outro fator importante. Quando fazemos algum orçamento, precisamos saber exatamente sobre o que ele se trata. Fechar um negócio, com base em uma fotografia de revista, ou até mesmo uma ideia, pode gerar muita dor de cabeça. Se você fecha um negócio sem nenhum tipo de documento para ilustrar o contrato, o que te garante que o fornecedor vai entregar o que você quer? Por isso é necessário um projeto executivo. Assim você fica legalmente segura quanto à contratação dos serviços de outros profissionais.

Também é preciso saber a função e o tempo de cada serviço. Não adianta colocar muitos profissionais ao mesmo tempo dentro de uma mesma obra, assim como não adianta fazer a pintura antes de alterar a rede elétrica.

Agregando valor

O arquiteto avalia fluxos, organogramas, desenvolve o projeto baseado em conforto térmico e acústico, determina layouts que cumpram o programa de necessidades do cliente e também cuida do conforto estético. E isso influi totalmente no sucesso do seu negócio. Você já reparou que existem restaurantes que te fazem sentir mais confortável para apreciar um bom jantar, assim como existem outros que você come e logo vai embora? Posso ilustrar melhor com um fast food e um bistrô. O fast food, quer que você coma rápido pois o interesse dele é vender para um número maior de clientes. E o bistrô quer que você coma mais, beba mais…

Outro exemplo é uma joalheria e uma loja de bijuteria. As joalherias normalmente são mais fechadas e sóbrias, sérias. Enquanto as lojas de bijuteria vendem em um espaço mais aberto e receptivo. E como isso influencia no seu negócio? Simples! Você com certeza já foi em alguma loja bem simples e achou um preço bem alto e desistiu de comprar. Assim como você já deve ter entrado em alguma loja para dar uma “olhadinha” e viu que os preços eram muito melhores do que você imaginava, mas a loja está sempre vazia porque todos acreditam que é inacessível.

O seu ambiente tem que conversar com o seu produto e atrair o seu público. Por isso é muito importante realizar um projeto com um profissional que saiba como te ajudar a valorizar seu negócio.

Quanto custa um arquiteto?

Os arquitetos, em sua maioria, cobram através de um cálculo que une as horas que o projeto vai demandar do profissional e custos que ele terá com a execução do projeto e o acompanhamento da obra. Normalmente isso gera um valor por metro quadrado, o que, devido aos custos para manter um escritório e o deslocamento em relação ao local do projeto, varia por região. Por isso é difícil determinar um valor genérico.

A boa notícia é que existem cada vez mais formas de contratar um arquiteto. Você pode contratar um projeto físico, um projeto online, uma consultoria e até mesmo uma assessoria. Em uma assessoria por exemplo, o arquiteto pode te ajudar a escolher um imóvel. Nesse processo, você pode economizar com reformas no local, pois com a experiência dele, ele consegue te orientar a comprar o que necessite de menos ajustes. Ou seja, o ideal é procurar um profissional de confiança e contar o que você precisa. Não tenha receio e conte detalhadamente para que ele saiba de que forma ele pode te ajudar. Assim, ele vai propor o serviço que cabe ao seu bolso e as suas necessidades. Sem dores de cabeça!

Rafaella Pisano é arquiteta e personal organizer. Leia mais no Decorg Studio.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.