Como o autoconhecimento pode impulsionar seus negócios

Por Kátia Nascimento

É preciso ter estratégia no seu ambiente empresarial. Quando eu falo isto, não tem nada a ver com apenas estratégia corporativa, pois você precisa cuidar de você também, ter estratégia pessoal. Entretanto, se conheça para elaborar as melhores estratégias. Não apenas o autoconhecimento, mas o que você faz com este autoconhecimento vai dizer-te como será tua jornada.

Saber o que você tem de melhor e o que você pode fazer pelo mundo com isto é de suma importância. Às vezes você tem atributos que te deixam mais feliz e realizada, mas você não tem a consciência do que pode fazer com isto. Tudo o que você ama fazer pode ser aproveitado na sua vida, mas é importante você trazer para a consciência e depois pensar em como fazer para implementar em sua estratégia pessoal.

Estamos sempre à procura de reforçar habilidades, a fim de que possamos construir uma vida em que tenhamos orgulho de ter vivido e para isto algumas atitudes são de extrema importância.

  • Tenha clareza do que você quer e assim saberá como você pode usar sua paixão e seus dons para aprimorar o que você faz ou aumentar os seus resultados.
  • Viva pela sua paixão. Você é a pessoa que faz o quê? Como você quer ser reconhecida? Como quer ser lembrada? Alinhe seus esforços para atingir estes objetivos.
  • Tenha a sua fonte de inspiração. O que te inspira e o que te faz seguir sem olhar para trás. O que te faz continuar quando todo mundo pararia?
  • Tenha algum modelo que te inspire e você possa modelar. Modelar é diferente de copiar. Modelar significa ver a trajetória da pessoa, o que ela fez que deu certo e também o que ela fez que deu errado e aprender com tudo isto. Com os erros e acertos. Isto faz com que você encurte caminhos.
  • Saiba que se ocupar não é produzir. Nem sempre estar sem tempo para nada significa que você está produzindo e gerando resultados. Portanto, observe e produza de forma a fazer o necessário em direção do seu sonho.

Você precisa sempre ter em mente se o que você está fazendo neste exato momento está te levando em direção à otimização dos seus resultados, ou a construir histórias que você queira para sua vida.

É importante observar ainda que as decisões que você tome precisem ser tomadas apenas uma vez. E também observe o que consome a sua produtividade como, por exemplo, celular, mídias sociais e tempo de leitura e resposta com os e-mails.

Lembre-se sempre que se fosse fácil todo mundo faria. Portanto, rodeie-se de pessoas que acreditem no mesmo que você e te apoiem a ser tornar a sua melhor versão e, desta maneira, você irá impactar positivamente na sua vida e nos seus negócios.

Um grande beijo e até a próxima!

Kátia Nascimento é Coach de carreira e Poder Pessoal, Fonoaudióloga e Palestrante. “Ajudo empreendedoras a terem maior empatia, persuasão e assertividade através do poder da sua comunicação e a liberação das suas verdades absolutas melhorando seus negócios e relacionamentos”.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.