Tome decisões assertivas e saia da zona de conforto

Por Kátia Nascimento

Hoje é dia de reflexão! Imagine-se nesse momento caminhando por uma floresta que você não conhece, e precisa ir pra casa. Você escolhe um caminho que acredita ser o que o levará de volta, tudo está indo muito bem, até que uma parte o caminho se bifurca para a direita e outro para a esquerda. Decisão difícil, certo? Você não sabe onde vai dar cada caminho. Talvez o caminho te leve por trechos, onde não há desníveis ou animais perigosos. No entanto, no outro caminho você talvez possa ter vários tipos de ameaças e contratempos. Ou vice-versa… E ainda existe a possibilidade de acampar, descansar e deixar a decisão para o dia seguinte. No entanto, vai sempre existir uma decisão a ser tomada. E não importa qual seja, precisa ser tomada, porque mais cedo ou mais tarde, você terá que ir pra casa.

Na nossa vida de empreendedora, precisamos tomar decisões o tempo todo. Decisões que afetam as nossas vidas e também das pessoas que se relacionam conosco. Nem sempre é fácil, não é verdade? E na maioria das alternativas nas decisões que tomamos possui um maior ou menor grau de incerteza. No entanto, tomar decisões é uma situação que vai servir para nos tornar mais fortes.

Para decisões assertivas é necessário que você se conheça e saiba com que olhos você enxerga as situações e se estas estão sendo tomadas de forma a te aproximar ou te afastar dos seus objetivos.

Outro ponto a considerar é que toda tomada de decisão carrega em si uma renúncia e todo resultado gera inevitavelmente ganhos e perdas. Vou dar um exemplo prático fácil de se entender. Vamos supor que você toma a decisão de emagrecer 10 quilos e começa a agir para alcançar tal resultado. Pense no que vai ganhar: saúde, uma autoestima mais elevada, se o peso te incomodar menos cansaço, e por aí vai. Entretanto, você também perde. Você vai perder suas roupas, por exemplo, terá que investir um pouco em você para comprar roupas novas e mais uma infinidade de questões. Compreendem? Tudo que se ganha há algo a se abrir mão.

Trazendo isto para seus negócios, observe sempre na sua tomada de decisão todos os fatores envolvidos. A partir do momento que você começar a ficar presente para os seus resultados, isto vai virando um hábito e consequentemente em pouco tempo ficará automático.

Assim, se conhecer é totalmente importante em um processo de tomada de decisão, pois você saberá como age, porque age e todos os fatores envolvidos com esta ação (tomada de decisão).

Você sempre vai poder escolher ficar parado e “não fazer nada”, mas, mais cedo ou mais tarde, será necessário agir. A única coisa que se consegue com isso é deixar-nos levar por nossa vida, onde tudo é confortável e onde sempre escolhemos a decisão que nos produz um prazer imediato sem pensar nas possíveis consequências.

É importante sair da zona de conforto!

Não importa a idade que você tenha, decidir não é uma situação fácil ou confortável porque, de acordo com o que escolhemos, a nossa vida ficará marcada de uma forma ou de outra. No entanto, tome isso como algo novo, como uma forma de mudar a sua vida.

Aprenda a jogar o jogo da sua vida de uma maneira assertiva de forma que te conduza para a próxima fase.

Kátia Nascimento é Coach de carreira e Poder Pessoal, Fonoaudióloga e Palestrante. “Ajudo empreendedoras a terem maior empatia, persuasão e assertividade através do poder da sua comunicação e a liberação das suas verdades absolutas melhorando seus negócios e relacionamentos”.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.