Com pegada ecológica, empreendedora cria produtos decorativos a partir de materiais recicláveis

Engana-se quem pensa que empreender, assim como a maioria dos planos que fazemos em nossa vida, é uma linha reta. Ao contrário: exige dedicação, vigilância constante e replanejamento constante.  A Carol Carminatti que o diga. Recentemente ela se descobriu uma verdadeira empreendedora e, desde então, trabalha para consolidar suas ideias no mercado.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, a jovem de 26 anos ingressou no mercado de trabalho como copeira em eventos no buffet. Também foi estagiária em uma produtora que fazia programas para o canal GNT e trabalhou em um programa de moda. “Logo depois trabalhei com direção de arte em um programa humorístico na TV Gazeta e foi realmente um grande desafio. Éramos uma equipe bem reduzida, com liberdade para criar, mas também limitações para fazer. Aprendi muito com noção de custos, viabilidade e a arte do improviso criativo para fazer acontecer ao vivo”, conta.

No entanto, ela queria seguir o próprio caminho. E, para isso, investiu em algumas iniciativas. Uma delas foi a Delícia de Doçuras, buffet de doces, salgados e decoração. “Empreendi com o dinheiro que poupei após meu último emprego fixo, acredito que um montante por volta de R$ 2 mil. Comprei algumas peças de acervo para decoração e o resto foi internet e história. Na 25 de março esse valor rendia bem na época (risos)”, continua ela.

Novas propostas

Perceber o desperdício de materiais foi um ponto de virada para que ela repensasse seu posicionamento. “Atualmente estou trabalhando em uma nova proposta no ramo de eventos. É o projeto de uma empresa com decorações, lembrancinhas e oficinas  com foco sustentável e educativo. Na correria do dia a dia, muitas vezes não há o planejamento e espaço do que fazer com tudo aquilo que sobra, sendo que é possível reaproveitar algumas peças com uma nova roupagem ou mesmo utilizar os materiais recicláveis como fonte de recursos. Foi aí que me deu o estalo de unir o conceito do mundo sustentável com o senso estético das decorações e a mensagem ecológica por traz disso.”

Assim, enquanto a Delícias de Doçuras está em fase de restruturação, Carol voltou ao mercado de trabalho como analista de mídias sociais e dedica-se também à Âmbar Festas e Eventos Ecológicos. “O âmbar é uma pedra, que na verdade se forma da resina na casca da árvore que fossilizou, ou seja, foi reaproveitada, e está ligada a vitalidade e a criatividade humana, valores intrínsecos que queremos expressar aos nossos clientes. Teremos em breve alguns modelos de kit festa prontos mas também trabalharemos com projetos personalizados para eventos sociais ou corporativos”, define.

Para aproveitar a sazonalidade do fim do ano, principal data comercial do ano, para oferecer a montagem lúdica e educativa de árvores de Natal sustentáveis através de materiais recicláveis. “Esperamos vender e divulgar o suficiente para que a ideia permaneça ativa na cabeça do consumidor, pois iremos lançar produtos relacionados às demais datas comemorativas que seguem ao longo do ano. Assim, a opção sustentável se torna uma escolha diária na vida e nos hábitos do cliente”, explica ela, que está estruturando o negócio ao lado da educadora ambiental Carol Daniele.

Processos

Mas para ter disposição para investir em ideias e conceitos, Carol Carminatti investiu em cursos, palestras, encontro de mulheres empreendedoras, entre outros tipos de informação. “Fora isso, sempre busquei ferramentas de auto conhecimento e evolução pessoal, como terapia analítica, PNL, coaching, tarô, hipnose, regressão. Acho que pessoas bem resolvidas consigo mesma fazem um mundo melhor pois colaboram no processo de humanização das relações”, diz a empreendedora de 26 anos, que aconselha que as aspirantes ao empreendedorismo façam o mesmo.

 

Facebook Comments
Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.