Metas para 2017: como planejar?

Por Fau Ferreira

Ao pensar em ano novo, logo pensamos nas coisas que queremos conquistar. É muito comum nesta época começarmos a fazer planos para o próximo ano: a casa que queremos comprar, o carro novo, o novo emprego, a atividade física, o faturamento, os novos produtos que iremos produzir. A cabeça fica cheia de ideias e planos. Porém, muitas vezes, não conseguimos tirar esses planos da cabeça e realizá-los.

Acredito que o primeiro passo para realizarmos os nossos desejos é organizá-los. Escrever tudo que queremos realizar num papel ou documento de Word e depois analisarmos. Tenho um método próprio para analisar os meus objetivos. Depois de escrevê-los (prefiro papel), penso no prazo para atingi-los: será que em um ano dá pra começar a compra de um apartamento? Tenho dinheiro guardado para dar entrada? Quanto posso dispor mensalmente para uma parcela? Faço isso com cada um dos desejos escritos e vou colocando ao lado o prazo para atingir.

O que dá pra iniciar dentro de um ano vai para uma segunda lista de planos para o próximo ano. Em 2017 priorizei seis objetivos para atingir. Depois da seleção destes veio o passo de transformá-los em metas. Qual a diferença entre metas e objetivos? Objetivo é o que você quer alcançar, meta é o que você quer alcançar escrita de uma maneira especifica que a gente entenda claramente quando atingiu e com data de término.

Também gosto de definir períodos de foco para cada objetivo, geralmente divido em projetos de três meses. Exemplo: Festejar o aniversário do meu filho, que será em julho. Período de foco: abril a junho. P.S: julho já tem que está tudo organizado, porque o aniversário é no início do mês.

Depois das metas registradas, crio projetos para atendimento dessas metas. Uso o aplicativo Evernote para anotar e acompanhar essas metas, uma nota para cada projeto, com as ações necessárias. Às vezes não faço os projetos de todas as metas logo, deixo as que têm prazos mais distantes para fazer no início do período de foco.

No mais, é esperar o ano começar e por a mão na massa, sem esquecer que o acompanhamento é uma parte muito importante do processo de atingir de metas.

Portanto, que venha 2017.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.