Desenvolvimento Humano

A saúde e o sucesso empreendedor

Saúde e qualidade de vida são sempre assuntos muito discutidos, pois são a base da nossa sobrevivência e do nosso bem estar. Trabalho, família, diversão, alimentação, sucesso, reconhecimento, tudo isso perpassa pelo fato de estarmos saudáveis ou não. Empreender é uma tarefa que nos alegra, mas ao mesmo tempo, pode nos sugar a ponto de nos estressar e ansiar, a ponto de perdermos qualidade de vida.

Agora quero te fazer uma pergunta muito simples e que vai te fazer refletir: O que é ter saúde e qualidade de vida? Pergunto isso porque vejo atualmente muitas mulheres girando em torno do próprio eixo, sem sair do lugar, tentando desesperadamente trabalhar e dar conta de todos os afazeres necessários. Já ouvi muitas amigas empreendedoras dizerem que o dia poderia ter mais de 24h, porque assim, conseguiriam fazer tudo e ainda teriam seu momento de descanso. Que loucura isso! Imagine comigo: se em 24 horas as pessoas não estão conseguindo se organizar para dar conta de seus compromissos, se o dia tivesse 36, 48, 72 horas? Todo mundo já teria endoidado de vez!

Para, mulher! Respira!

Você já parou pra pensar que para você dar conta de sua vida com leveza e produtividade você precisa de saúde? Sim, e como está sua saúde hoje? Você dorme bem? Você tem momentos de lazer? Você já foi ao médico fazer seus exames de rotina? Você se alimenta de forma saudável?

Se alimentar de maneira saudável é fundamental para se ter qualidade de vida. Um estudo feito pela Dra. Rosely Sichieri, do Instituto de Medicina Social,  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), descreve a importância de hábitos alimentares saudáveis na promoção da saúde da população brasileira, tendo em vista que, doenças crônicas podem ser desenvolvidas quando não se dá a devida importância à forma de se alimentar e à boa relação entre indivíduo e alimento.

Entre as doenças crônicas apresentadas estão a obesidade, o diabetes tipo 2, os cânceres e os transtornos alimentares como a compulsão alimentar, tão comum hoje em dia entre as mulheres. E sabendo que tudo isso, de alguma forma, atinge nosso potencial produtivo, é fundamental que se tenha um olhar voltado para a nossa forma de se alimentar, onde a nutrição contribui para nos dar vitalidade e força em nosso dia a dia.

Saúde para voar

Para que você consiga se organizar melhor, e dessa forma, ter um melhor desempenho produtivo em sua vida, sugiro começar pelo planejamento da sua rotina diária, dando prioridade às coisas que você precisa fazer de fato, ou seja, as coisas que não podem ser procrastinadas, estabelecendo horários e metas reais a serem cumpridas, sem que precise correr e se atrapalhar para realizar. Organize seus afazeres por turno (manhã, tarde, noite), estabelecendo sempre um desses turnos para se dedicar à sua saúde e praticar atividades físicas, ir ao médico, meditar, se cuidar, ter um tempo só pra você e seu “EU”. Não abra mão disso. Estabeleça também, turnos para se divertir com sua família, com seu parceiro ou com você mesma. Afinal de contas, nós também somos uma excelente companhia para nós mesmas.

Feito isso, pense em um planejamento alimentar, onde você poderá organizar sua rotina por semana, economizando muito tempo e dinheiro. Digo isso porque o tempo de um empreendedor vale muito dinheiro, não é mesmo? E parar pra pensar todos os dias no que vai ser feito para almoço e jantar, fora lanches e desjejum, toma tempo e bloqueia nossa criatividade, nos deixando estressadas e na mesmice alimentar. Fora que, com a pressa, acabamos por ingerir alimentos prontos, desses industrializados, que são uma bomba relógio dentro de nosso corpo. Fazem muito mal!

Como eu faço

Minha sugestão é que você coloque em seu planejamento diário um momento para preencher seu planejamento alimentar semanal, onde você estabelecerá um cardápio de 7 dias com todas as refeições já descritas, o que facilitará sua vida e muito, pois poderá comprar esses alimentos de ante mão, economizando seu tempo e seus pensamentos. Eu mesma já deixo muitas comidas preparadas e congeladas, o que me ajuda mais ainda, porque em meu planejamento de rotina, tenho um turno dedicado somente à preparação de minha alimentação semanal. Isso fez uma diferença enorme em minha produtividade. Hoje, não abro mão desse momento.

E para te ajudar a ter uma alimentação mais saudável, deixo aqui as dicas propostas pela Dra. Rosely em seu artigo, para que te ajude a nutrir melhor seu corpo.

  1. Consuma alimentos variados, em 4 refeições ao dia. Pular refeições prejudica a saúde;
  2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;
  3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
  4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;
  5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;
  6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.
  7. Para lanches coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;
  8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;
  9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;
  10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.

Uma alimentação consciente e saudável é possível, basta que tenhamos a certeza de que ela será essencial para nossa saúde e nosso desempenho no trabalho. Como Nutricionista e Coach de Vida, atendo muitas mulheres, inclusive empreendedoras, que organizam sua vida e sua alimentação de forma que essa conexão seja um fator determinante para seu maior desempenho em busca do sucesso. Meu trabalho com o comer consciente promove o desenvolvimento de um “mindset” voltado para a busca da qualidade de vida e do aproveitamento da mesma, fazendo com que você possa conectar seu corpo e sua mente à favor de seu progresso pessoal e profissional.

Para voar, a Maria precisa aprender a planejar o vôo, a ter saúde e a seguir em frente rumo ao sucesso.

Se você precisa dessa mão pra te ajudar a voar, venha fazer parte da próxima turma do Programa “EmagreçaMente Consciente” e juntas buscaremos alcançar o SEU próximo nível.

Beijinhos!

Alessandra Gusmão – Nutricionista – CRN4 16101219

www.nutrialessandragusmao.com.br

www.facebook.com.br/nutrialessandragusmao

Whatsapp: (21) 982699326

Fonte:

SICHIERI, Rosely et al . Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab,  São Paulo ,  v. 44, n. 3, p. 227-232,  June  2000 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000300007&lng=en&nrm=iso>. access on  18  May  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302000000300007.

 

LEAVE A RESPONSE