Colunistas

O que eu preciso para ter meu e-commerce?

O empreendedorismo digital é uma excelente maneira de empoderamento feminino, já que a mulher será dona do dinheiro e terá liberdade para tomar as próprias decisões. Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. Empreendedorismo digital é criar um negócio que funciona na internet, e que a maioria de seus processos aconteçam nesse ambiente. E um super aliado para as empreendedoras digitais é o e-commerce, ter sua própria loja virtual. O faturamento do e-commerce em 2017 foi de R$ 47,7 bilhões em 2017, segundo dados do E-bit.

São incontáveis os exemplos de sucesso de mulheres empreendedoras no e-commerce, e esses exemplos estão bem próximos da nossa realidade. Temos uma cliente que tem uma farmácia de manipulação e, após iniciar suas vendas online, com entrega a domicílio ou na loja, ela ampliou suas vendas em 40% em poucos meses.

Se essas informações despertaram a vontade de iniciar também suas vendas online, seu e-commerce, vamos ao passo a passo:

  • Fazer o planejamento

Para isso, indico o plano de negócios Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

  • Escolha do produto

 É muito importante que seja algo com o qual você se identifique, isso amplia as chances de sucesso. Após escolher o produto, faça uma pesquisa de mercado sobre o mesmo, demanda, concorrentes, fornecedores.

  • Público-alvo

Considero esse ponto um dos mais importantes. Para quem você irá vender? Qual o seu nicho de mercado? Quanto mais segmentado, melhor. É a definição da sua persona.

Ao ingressarmos no mundo digital é importante saber que não entramos para concorrer com grandes players, como Netshoes, Amazon, mas, sim, devemos ter algo bem definido, para um público específico.

Por exemplo: o produto escolhido pode ser alimentação fit. Nesse caso, o público-alvo são pessoas que buscam um estilo de vida saudável, através de exercícios físicos e alimentação correta. Tendo meu cliente definido, saberei exatamente o que vender, e a melhor maneira de comunicar, de mostrar o meu produto, de divulgar o mesmo. Além de ter um alcance muito melhor nas campanhas de marketing digital.

  • Registro de domínio

Refere-se ao endereço web. É muito importante escolher um registro que tenha relação com o seu produto, e seja de fácil digitação. Por exemplo: alimentacaofit.com.br. Há várias empresas que fazem o registro de domínio, mas a principal é o Registro.br, em que você paga R$ 40 por ano.

  • Plataforma

Nesse momento você irá escolher a empresa que irá cuidar da tecnologia para você, do desenvolvimento da sua loja virtual. Afinal, você tem que cuidar do que é importante: vender.

  • Gateway de pagamento

A empresa que desenvolver a plataforma irá lhe oferecer as opções de integração com a mesma. Um exemplo bacana é o Moip, que permite integração com os meios de pagamento: todas as bandeiras de cartões e boleto.

  • Logística

É importante definir como será feita a entrega. Inicialmente, indica-se os correios, aí a plataforma escolhida já oferece essa opção para ser apresentada na hora que o cliente efetuar a compra. Quando o e-commerce já estiver com um bom volume de vendas, sugere-se fazer parceria com uma transportadora.

  • Fotos e descrição dos produtos

É muito importante ter fotos que despertem o desejo no cliente de comprar o produto, bem como, uma descrição detalhada do mesmo, pois irá inspirar maior confiabilidade para a aquisição.

Depois de fazer o passo a passo é muito importante organizar a gestão da loja virtual, principalmente, financeira, e desenvolver estratégias de vendas, marketing digital. Além do trabalho constante para fidelização do cliente.

Agora é colocar em prática esses passos! Já estou lhe desejando muito sucesso. Pensamento positivo e ação.

A vida é uma irrepetível combinação de possibilidades. Espero que essas dicas tenham ajudado você e se quiser saber mais, acesse nosso site: https://getcommerce.com.br/ ou encaminhe um e-mail josele@getcommerce.com.br

LEAVE A RESPONSE

Josele Delazeri
Graduada em Administração e Sistemas de Informação, Josele Delazeri também é mestre em Engenharia de Produção e tem longa experiência e formação em negócios. Aqui no Voa, ela vai falar sobre e-commerce, com dicas e estratégias para você vender muito mais na internet.