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UX: uma tendência de futuro dos negócios

O conceito de UX — User Experience, ou Experiência do Usuário — está cada vez mais presente nas organizações. A alta competitividade do mercado exige soluções diferenciadas para atender o público, e assim se destacar da concorrência. Os diferenciados métodos e técnicas de design trazem a inovação que as organizações têm buscado, elas têm sido usadas como referência para o posicionamento estratégico de diversos setores empresariais.

As visões de design centrado no usuário, inovação e avanço tecnológico vêm impactando até mesmo os setores que aparentemente estavam consolidados.

“O design estratégico permite propor inovação hipotisando novos contextos de uso e de comportamento por meio da técnica de planejamento por cenários. O planejamento de cenários permite focar alguns futuros possíveis e os fatores que podem influenciá-lo. Isto é um pensamento estratégico” (Zurlo, 1999; p.72).

Mas você deve estar pensando agora: ‘Design não é função daquele profissional que faz as telas e layouts bonitinhos que eu peço?’ A resposta é ‘Não, não deveria ser!’.

Se deseja inovar e se diferenciar dos seus concorrentes, sua empresa precisa de UX, não pelo termo estar na moda, mas porque colocar o usuário no centro do negócio é fundamental para o sucesso. Mas como começar a implantar UX na minha empresa? Vou te dar algumas dicas:

Tenha em mente que UX não é só um profissional é uma cultura

Colocar o usuário em primeiro lugar é essencial, uma cultura de UX começa quando vocês estão dispostos a ouvir os usuários, fazendo pesquisas sobre o seu produto com foco em encontrar pontos de melhoria e gerar hipóteses, e a partir dessas hipóteses, novas soluções de design que impactam seu negócio.

É importante também criar o hábito de acompanhar a evolução do seu produto através de métricas. Observe se as pequenas mudanças geram algum retorno financeiro, por exemplo, a mudança da cor de um botão no seu site, aumentou a conclusão de compra? Se sim, invista nisso!

Aprenda a trabalhar em equipe

“O design estratégico é sobre o desenvolvimento de capacidades: contribuir para mudar (em uma coletividade, uma comunidade, uma empresa) a compreensão de um problema, desenvolver uma nova percepção e visão, construir capacidade para implementá-lo, criando uma plataforma de ferramentas e conhecimento, capacitar e capacitar as pessoas para fazer as coisas e lidar com um contexto em mudança é o significado real e profundo de qualquer projeto de design estratégico. É um processo interpretativo, uma ação de dar sentido ao caos.” (Meroni, 2008)

O designer não pode trabalhar sozinho, ele não deve se sentir o herói do seu negócio. Criar uma solução em equipe é sempre mais produtivo, criativo e inovador. Ideias inovadores surgem quando somos engajados para criar.

Existem algumas dinâmicas na abordagem criativa Design Thinking que te ajudam a criar soluções junto da sua equipe:

  • Separe pessoas diferentes da sua empresa. Escolha vendedores, alguém do atendimento ao cliente, gestores de diferentes áreas, enfim, todos os interessados na solução desses problemas.
  • Faça uma descrição breve sobre os top 3 problemas que a sua empresa quer resolver.
  • Veja se todos estão alinhados e aplique uma dinâmica de imersão (conceito de Design Thinking — etapa de entendimento do problema) como a Matriz CSD:

A Matriz CSD — Certezas, Suposições e Dúvidas — é uma ferramenta que utilizamos dentro da abordagem Design Thinking que funciona a partir de três questões fundamentais:

O que nós já sabemos a respeito do problema?

Quais são as nossas hipóteses? (ou o que supomos saber?)

Quais perguntas poderiam ser feitas?

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Fonte: LOGOBR

  • Em seguida faça com a sua equipe uma macro jornada do seu usuário: uma ferramenta utilizada para identificar todos os pontos de contato de um usuário ao realizar qualquer atividade. Basicamente mapeie o fluxo do usuário no seu site, comece pelo início da jornada e coloque a última ação do usuário, depois vá mapeando cada detalhe desta jornada.
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Ex: Macro Jornada do usuário de um consultório médico

Depois de aplicado as dinâmicas de imersão, idealize!

Depois que você entendeu o problema, entendeu as ações do usuário no seu site, idealizar/criar uma solução para o problema fica bem mais fácil. Existem algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa:

  • Faça uma pesquisa de benchmarking (análise dos concorrentes) e veja o que outras empresas estão fazendo para criar soluções de problemas similares ao seu.
  • Aplique a dinâmica Crazy 8, que nada mais é que dividir uma folha de papel em 8 partes e deixar que cada pessoa da sua equipe crie 8 soluções para o problema principal em 5 minutos!

Fonte: Pinterest

Agora que já extraiu toda a criatividade que tem dentro da sua equipe, oriente-os a criar uma única solução. Depois peça que eles exponham e que seja votado o que vai ou não no desenho final.

Nesta etapa de Sketch final (desenho final) você pode criar um StoryBoard (uma história desenhada tela a tela do fluxo do seu usuário dentro do seu site) com a finalidade de mapear cada detalhe da experiência do usuário na solução do problema.

E aí cadê o designer herói?

O designer desde o início vai conduzir sua equipe de forma a identificar, entender e criar soluções para o problema. Ao final do processo o designer, individualmente, transforma a solução criada pelo time em um wireframe(desenho de uma tela com poucos detalhes) para visualizar cada funcionalidade proposta com detalhes. Após esta etapa ele pode aplicar testes com usuários para entender se o fluxo da solução criada pode de fato resolver o problema proposto no início.

Aí sim, depois de feito esse processo, é que a ‘tela bonitinha’ começa a ser criada.

Quando identificamos o problema do usuário, desenhamos soluções, aplicamos testes, medimos resultados e criamos designs focados nas necessidades dos usuários, atingir um objetivo como o de aumentar as vendas, por exemplo, fica muito mais assertivo e abre um caminho para que os produtos e serviços desenvolvidos sejam norteados na experiência do usuário. Lembre-se de que esse é um processo contínuo, uma cultura de UX nunca termina.

Estas são apenas algumas das idéias que você pode implantar em sua empresa e não necessariamente precisam ser seguidas passo a passo.

Bruna Duarte

Bruna Duarte, designer especializada em criação de experiências de uso e soluções de problemas criativos. Vai contribuir no Voa Maria ensinando e direcionando empreendedoras que querem construir e inovar seu negócio focando na experiência dos seus usuários.

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